(45)3252-9902

gerencia@cfcmaistoledo.com.br

Habilitação | Auto Escola Mais - Toledo - PR

HABILITAÇÃO

  • Categorias de Habilitação

    Categoria A: 


    Pode conduzir veículos de 2 ou 3 rodas, com ou sem carro lateral como motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos. Não permite dirigir nenhum outro tipo de veículo

    Categoria B: 

    Para conduzir veículos com ou sem reboque, com peso bruto total (PBT) de 3.500 kg e lotação máxima de 8 pessoas, fora o condutor. Não permite dirigir motos, triciclos, veículos com mais de 3.500 kg de peso bruto ou com mais de nove lugares, incluindo o do condutor.


    Categoria C:


    Exigências:Permite dirigir todos da categoria B, tratores, maquinas agrícolas e veículos de carga com mais de 3.500 Kg PBT com ou sem reboque, desde que o reboque pese menos de 6.000 Kg de PBT. Não permite dirigir motos, triciclos e veículos de passageiros com mais de nove lugares, incluindo o condutos.
    *É necessário pelo menos 1 ano de habilitação na categoria B.
    *Não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em uma multa por falta média nos últimos 12 meses.
    *Realizar curso prático de 15 Horas/aulas e teste de direção veicular.
    *Ser aprovado em exame de aptidão física e mental.
     
    Categoria D: 

    Permite dirigir todos das categorias B e C, e veículos de passageiros sem reboque com lotação maior que 8 pessoas. Não permite dirigir motos, triciclos, e veículos cujo reboque pese mais de 6.000 Kg de PBT ou possua reboque com lotação maior que 8 pessoas.

    Exigências para habilitação na categoria D:
    *Ser habilitado na categoria C por pelo menos 1 ano, ou no mínimo 2 anos na categoria B.
    *Ter mais de 21 anos e ser aprovado em exame de aptidão física e mental.
    *Não ter sido multado por falta grave ou gravíssima nos últimos 12 meses.
    *Realizar curso prático de 15h/aulas e teste de direção veicular.

     Categoria E: 

    Permite conduzir todos os veículos das categorias B, C e D, trailers e veículos rebocando unidades com mais de 6.000 Kg de PBT ou com lotação maior que 8 passageiros. É a única categoria que permite conduzir veículos com mais de um reboque. Não permite: dirigir motos, triciclos e ciclomotores.

    Exigências:
    *Estar habilitado há pelo menos 1 ano na categoria C.
    *Ter mais de 21 anos e ser aprovado no exame de aptidão física e mental.
    *Não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por falta média nos últimos 12 meses.
    *Realizar curso pratico de 15 horas/aulas e teste de direção veicular.
    Transporte coletivo de passageiros, Transporte de escolares, Transporte de emergências e Transporte de produto perigoso: São especializações dentro das categorias.
    O condutor necessita preencher as seguintes exigências adicionais:
    *Ser maior de 21 anos.
    *Possuir CNH a da categoria correspondente.
    *Ser aprovado em avaliação psicológica e exame de aptidão física e mental.
    *Não ter sido multado por falta grave ou gravíssima, nem ser reincidente em multa por falta média nos últimos 12 meses.
    *Não estar cumprindo pena de suspensão de direito de dirigir ou cassação da CNH, decorrente de crime de trânsito.
    *Ser aprovado em curso especifico da especialização pretendida.

  • Como Estacionar o veículo na baliza

    Como Estacionar o veículo na baliza: Passo a Passo na imagem.

  • Dicas e Macetes

    Um dos maiores problemas de quem está aprendendo: o medo de dirigir. Mas esse medo é seu ou é dos outros?
     
    Condutores,
     
    Uma das principais dificuldades de quem está (re) começando a dirigir é o medo. Medo de bater, medo de que bata em você, medo de atrapalhar o trânsito, medo de o carro morrer, e por aí vai uma lista extensa. De um lado, existem instrutores que não ajudam muito mandando decorar quantas voltinhas se dá ao volante, decorar regras de trânsito e mandando fazer as coisas sem explicar como fazer e que outra possibilidade teria para fazer a mesma coisa de outro jeito. De outro lado, a cobrança da família, dos pais, dos namorados, dos amigos e parentes que tentam ensinar o aluno a dirigir.
    Chega uma hora que a paciência acaba e o "povo" começa a disparar: "sua burra", "seu burro", "prá que carteira se é prá jogar na gaveta?", ou ainda comentários do tipo: "gastou uma fortuna prá aprender a dirigir e não aprendeu nada". Já vi em algumas páginas da internet e até em redes sociais alunos serem desrespeitados e achincalhados, virando piada e deboche porque tentaram obter ajuda para uma dificuldade. E lá vem a resposta: "volta prá autoescola".
     
    Tá bom, mas só entende o medo para dirigir quem já sentiu e vocês estão falando com a pessoa certa. Todo mundo sente medo de dirigir por que:
     
    1. O medo é um instinto de preservação e nos afasta de situações que representem perigo;
    2. Muitas pessoas nunca sentaram no banco do motorista antes, é natural que sintam medo;
    3. Muitas vezes nem é medo que você sente, mas ansiedade, e confunde isso com medo;
    4. Muitas vezes o medo não é nosso, mas do carona que nem sabe dirigir e quer "ensinar" como se faz, ou do instrutor sem paciência, seja da autoescola ou dos parentes que ensinam a dirigir.
     
    Pensa comigo: o aluno já tem dificuldade, daí faz uma coisa errada e lá vem um grito, um xingamento.
     
    Danou-se! A segurança foi por água abaixo e vai interferir nas aulas.
     
    O fato é que, muitas vezes, absorvemos coisas dos outros, sentimentos dos outros, o medo e a fobia do outro. E daí vem àquela coisa: "meu pai falou que dirigir é fácil". Tá é fácil prá você ou prá ele, que já dirige há anos?
     
    Ou o seguinte comentário: "fulano disse que não nasci para dirigir". Tá bom, falaram pro Bethoveen que ele nunca ia ser nada na vida porque era surdo, nem música podia ouvir, e olha que patrimônio musical deixou para a humanidade!
     
    Vocês sabiam que Einstein, isso mesmo, Albert Einstein, era ruim de matemática na escola? Tomara que o professor de Matemática que disse que ele era um fracasso tivesse vivido para conhecer a Teoria da Relatividade. E são tantos exemplos que a gente ia ficar o dia inteiro aqui.
    O que quero dizer prá vocês é que muitas vezes o medo que sentimos não é nosso, é do outro. O sentimento de fracasso e de derrota depois de uma reprovação no teste de direção, muitas vezes, não é nosso: é do pai que queria que o filho ou a filha passasse de primeira, talvez porque esse pai nunca tivesse passado de primeira num exame, ou porque nem sabe dirigir e projeta o seu sonho no filho.
     
    Podem fazer o teste: quando você está dentro do teu carro, se sentindo seguro, tendo o comando da situação, o mundo pode acabar do teu lado e você tá lá firme e forte. Inclusive, muitas pessoas preferem dirigir sozinhas depois que saem do CFC e aprimorar o que aprenderam sem ajuda, sem gritos, sem xingamentos, sem impaciência e intolerância de quem quer ajudar, mas acaba atrapalhando.
     
    Sempre procurem treinar depois de habilitado com pessoas calmas, tranqüilas, que sabem explicar direito, que não gritem, que não cobrem tanto, pessoas que os acolham, que entendam as suas dificuldades. E, principalmente, pessoas que dirijam defensivamente, sem pressa, sem frear em cima, sem colar no carro dos outros, que não tenham vícios na direção.
     
    Se alguém da sua família ou aquele que está te ensinando a dirigir se acha o ás do volante, isso é dele, são as atitudes dele ao volante, você é diferente: você não dirige há tanto tempo como essa pessoa, você acabou de sair da autoescola, você é único: tem dúvidas, tem dificuldades, sabe que a prática vem com o ato de dirigir e que não se aprende a dirigir com segurança indo "treinar" no trânsito de verdade quando nem dominou ainda o controle do carro. Ou seja, se deixa o carro morrer o tempo todo, se tem dificuldades para passar marchas, se freia em seco, etc...). Você é uma pessoa, um condutor, que quer dirigir bem, defensivamente, com segurança, e vai conseguir.
     
    1. No começo, escolha ruas calmas para treinar
     
    2. Não decore, não imprima dicas e memorize achando que aprendeu, que "pegou como a coisa funciona";
     
    3. Teste todas as possibilidades de uma dica ou macete, tipo: "aqui diz para pisar na embreagem no meio do pedal, mas eu piso e o carro morre, então vou ler a dica de novo, fazer como está no papel, mas vou me concentrar no que acontece quando modifico o movimento". É assim que a aprendizagem se torna significativa, que você constrói conceitos sobre aprender a dirigir de modo seguro, com calma, no seu tempo. É assim que vai entendendo, descobrindo sozinho o que o outro não tem paciência de ensinar.
     
    Não existe burro: todo mundo aprende, só que em ritmo diferente.
     
    Todo mundo nasceu para dirigir, o que nos diferencia é se queremos ou não dirigir. Você está aprendendo a dirigir por causa de quem? De você mesmo ou dos outros?
     
    Todo mundo sente medo, o que nos diferencia uns dos outros é o modo como enfrentamos os nossos medos: se nos encolhemos, nos acostumamos com ele e insistimos em ficar na zona de conforto ou se o enfrentamos com disposição, com vontade de aprender.
     
    Pense bem: sentir medo ao volante é normal, certa dose de medo é saudável, senão ficamos corajosos demais e provocamos acidentes.
     
    Muitas vezes, o instrutor de CFC não acredita no aluno e acaba usando os pedais por ele. Muitas vezes, nossos instrutores caseiros (parentes) puxam o volante de nossas mãos quando sabemos que poderíamos fazer aquela manobra com segurança. Então me diga? Esse medo aí é seu ou é do outro? Essa sensação de fracasso porque reprovou é sua ou do outro e você acaba absorvendo?
     
    A aprendizagem precisa ser significativa, fazer sentido, precisa ser no seu ritmo, no seu tempo, dure quanto tempo levar. Tem que ser segura. Você tem que estar equilibrado e controlado emocionalmente. O trânsito não perdoa: qualquer erro, qualquer precipitação sai caro (e não é só para o bolso).
     
    O medo na dose certa é o melhor amigo do motorista, deve seguir com a gente, de preferência sentadinho no banco do passageiro e com cinto de segurança. Assim ficamos mais pacientes, mais tolerantes, sabemos esperar, dar a vez, ceder à preferência em nome da segurança. As dificuldades já existem por si só: não coloque lente de aumento nas dificuldades, foque nos objetivos.
     
    O medo de dirigir, esse de iniciante, que apavora, que trava, que faz a gente criar monstros imaginários, esse medo vai embora e dá lugar à tranqüilidade e segurança conforme vamos adquirindo domínio dos fundamentos básicos de dirigir. Conforme o domínio que temos do carro.
     
    Pensem nisso, condutores!!!
  • Passo a passo para Habilitação

    Você está a 10 passos de Tirar a Sua Habilitação!!!

     
    Leia com Atenção e Siga os seguintes Passos:

     
    1º Passo: Após matricular-se na Auto Mais Toledo, o primeiro passo para abertura de seu processo junto ao DETRAN-PR, será a emissão do boleto bancário para pagamento da taxa do DETRAN-PR de 1º Habilitação ou Alteração de Categoria.
    Documentos exigidos pelo DETRAN-PR para a emissão da taxa: Xerox simples do RG, Xerox simples do CPF, Comprovante de residência original ou fotocópia autenticada ( água, luz, telefone fixo ou cartão de credito) em nome próprio ou dos pais. Caso o comprovante esteja em nome de terceiros, é necessário anexar também, anexar documentos que comprovem algum grau de parentesco.
    Se o candidato (a) for casado legalmente e não possuir comprovante de residência em seu nome, poderá apresentar comprovante em nome do cônjuge (esposo ou esposa), desde que anexe cópia simples da certidão de casamento.

     
     
    2º Passo: Agendamento da foto junto ao DETRAN-PR (Captura de Imagem e Digitais). Após a realização da foto o aluno(a) deverá comparecer à autoescola novamente, para prosseguir os agendamentos.
     
     
    3º Passo: Agendamento do Exame de Aptidão Física e Mental e Avaliação Psicológica.
     

    4º Passo: Agendamento das 45 horas/aula teóricas. Para iniciar as aulas, basta estar com os exames acima, agendados. Não é necessário tê-los feito, ainda.
     

    5º Passo: Após concluir as aulas teóricas, o aluno(a) deverá realizar o teste simulado na Autoescola, a fim de preparar-se para o exame teórico no DETRAN-PR.
     
     
    6º Passo: Agendar o seu Exame Teórico (conhecido como Exame de Legislação) , através do nosso Centro de Formação de Condutores. 
     

    7º Passo: Se for considerado APTO no exame teórico, parabéns, dentro de 7 a 10 dias o DETRAN-PR enviará para a Autoescola a LADV (licença de aprendizagem) do aluno(a) e este poderá agendar suas aulas práticas.
     

    8º Passo: O aluno (a) poderá agendar as suas aulas práticas de direção, marcando de 1 até 3 aulas por dia (segundo as normas do DETRAN-PR) nos horários e datas mais adequados às suas necessidades, respeitando os horários de funcionamento da empresa. A Autoescola Águas Claras conta com horários bem diversificados devido aos horários de trabalhos da maioria de seus clientes.
     
     
    9º Passo: Após a conclusão da carga horária mínima obrigatória, o aluno(a) poderá agendar através de nosso Centro de Formação de Condutores, o seu exame Prático de Direção, podendo também adquirir aulas extras particulares.
     
     
    10º Passo: Parabéns!!! Se você foi aluno da Auto Mais Toledo, certamente você passou em seu exame prático de Direção, aguarde a chegada de sua CNH em sua casa, dentro de até 5 dias úteis e seja um motorista consciente.
     
     
    Boa Sorte!!!
  • Primeira Habilitação

    Há muito tempo a carteira de motorista deixou de ser um artigo de luxo para ser uma necessidade da vida moderna. Até mesmo grandes empresas, hoje, priorizam a contratação de profissionais habilitados para integrar o seu quadro funcional. Seja para deslocar-se de um lado a outro da cidade sem depender de caronas ou ônibus lotados, para levar os filhos ao colégio ou mesmo exercer uma atividade remunerada, como: motorista, taxista ou motobói, a carteira de motorista é indispensável. Por estas e outras razões, ao procurar a Autoescola Mais Toledo, um dos maiores e mais modernos Centros de Formação de Condutores do Interior do Paraná, você prova que já está no caminho certo! No Centro de Formação de Condutores Mais Toledo você irá desfrutar de uma estrutura moderna, carros novos, horários flexíveis, atendimento personalizado, centro de treinamento prático de categoria A (moto) anexo a Autoescola. Se esta é a sua primeira habilitação, você poderá se matricular para categoria B (carro), A (moto) ou AB (carro e moto juntas). O procedimento é muito simples e é composto pelas seguintes etapas:


    1. Exames de Aptidão Física e Mental;
    2. 2 Avaliações Psicológicas, sendo uma individual e a outra coletiva;
    3. 45 horas/aula teóricas;
    4. 20 Horas/aula práticas (para cada categoria, no caso de categoria AB, seriam 20 horas/aula de cada);
    5. Exame Prático de Direção. 
  • Renovação de CHN

    Renovação de CNH é na Auto Escola Mais Toledo!!!
     
    O Condutor habilitado antes de 22/01/1998, deverá realizar atualização de conhecimentos em Direção Defensiva e Primeiros Socorros, através de prova no DETRAN ou curso presencial no CFC, conforme Resolução nº 285/2008 Contran.
    Se você deseja eliminar a prova do DETRAN-PR, o curso de Renovação da CNH da Autoescola Mais Toledo é a escolha perfeita! Você frequentará o curso de Atualização com duração de 15 horas/aula (50 min cada), desfrutando de uma estrutura confortável, salas amplas e material didático moderno. Após a conclusão do seu curso, você receberá a sua nova habilitação em casa, após ter sido considerado apto no exame de sanidade física (popularmente conhecido como exame de vista) e sanidade mental. Não perca mais tempo, renove a sua carteira de motorista e elimine a prova do DETRAN-PR.
     
     
    Documentação Necessária: 
    Fotocópia da Cédula de Identidade ou Documento similar com foto.
    Fotocópia do CPF
    Fotocópia da CNH ( Carteira Nacional de Habilitação)
    Fotocópia autenticada de comprovante de residência em nome próprio ou dos pais, ou documento original.
Desenvolvido por Guia Goioere